Qual a Coifa ideal para seu projeto de cozinha industrial ou profissional?

coifa

fevereiro 11, 2020

Coifa é um objeto utilizado na cozinha que tem como objetivo extrair os odores, vapores e gordura gerados durante o cozimento dos alimentos. Esse processo é importante para manter o ambiente agradável e evitar manchas em paredes e no mobiliário

Quem nunca comeu em um restaurante e saiu com cheiro de gordura na roupa?

Em nossas visitas, projetando ou reformando cozinhas profissionais dos mais variados tipos, encontramos diversas cozinhas sem o sistema de exaustão correto para o ambiente.

Você sabia que existe um calculo para medir o fluxo do ar, para que ele se renove e a cozinha sempre esteja com boa temperatura e oxigenada?

A exaustão é responsável por tirar a gordura, os carbonos existentes no processo da cocção, proveniente do óleo da fritura e alivia a sensação de alta temperatura, mas ela só consegue funcionar direito se:

 

A coifa deve ser bem dimensionada, com a altura correta, com as medidas aferidas aos equipamentos.

É importante que a coifa seja em INOX, soldada e polida, e que tenham drenos para escoamento da gordura.

Um item muito importante e de segurança extrema, são os filtros fire gard que protegem contra o risco de incêndio, pelo contato entre calor do fogo e gordura localizada no duto da coifa.

Existem vários casos de restaurantes pegarem fogo por não terem este item de segurança na coifa.

Não é indicado coifas galvanizadas, as chamadas coifas de calheiro, elas não são higiênicas, a gordura que está na parte interna da coifa e do duto ao ser agredida pelo calor da cocção, se solta e goteja no alimento em produção, contaminando alimento e pessoas que se alimentam. As coifas galvanizadas também oxidam, enferrujam e não são ideais para uma cozinha limpa e profissional.

As coifas produzidas em aço inox que não são soldadas e polidas, também não são as indicadas, pois armazenam sujeira, poeira e gordura nas dobras, cantos e junções sem acabamento.

É importante que esta cozinha tenha janelas para boa corrente de ar, mas tome cuidado onde irá colocar a coifa, pois não é indicado a coifa ser instalada na parede da janela, pois ela vai puxar o ar limpo e deixará a gordura no ambiente.

Ambiente sem possibilidades de janelas ou entrada natural de ar, é importante calcular no seu orçamento outro item para que a exaustão funcione, o insuflador de ar.

É muito comum em cozinhas profissionais encontrarmos ar condicionado instalado e funcionando, mas este, não tem função de insuflador, mas melhora muito a sensação térmica e consequentemente tem uma maior produção de seus colaboradores.

Portanto, entre em contato conosco para que você acerte nestes itens tão importantes para o seu negócio.

 

Vamos criar seu projeto, juntos?

Sua cozinha feita por profissionais

Conteúdos que podem te interessar

Fale Conosco