5 Dicas para seu Restaurante com uma Cozinha mais Sustentável

cozinha mais sustentável

março 2, 2020

Sustentabilidade no restaurante

A sustentabilidade gera economia para o restaurante, praticando sustentabilidade se reduz os custos com água, energia e matéria-prima

Ter uma cozinha sustentável traz vantagens ambientais e sociais para um mundo melhor, e isso agrega valor aos olhos dos clientes. Além disso, certamente os funcionários podem se sentir mais motivados e ter uma maior produtividade, trabalhando em uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.

4 maneiras de criar uma cozinha mais sustentável

A sustentabilidade tenta solucionar o tênue equilíbrio da relação de três pilares: econômico, social e ambiental, e, por isso se tornou um dos principais pontos de discussão em todo mundo,

Para os restaurantes o tema sustentabilidade também é latente. Os resíduos gerados me uma cozinha industrial podem estar associados a desperdício, processos mal elaborados, equipamentos mal dimensionados, entre diversos outros fatores.

Além do fator econômico, existe uma preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável por parte de diversas pessoas e empresas. Por isso queríamos conscientizar sobre o assunto em nosso blog, ao mesmo tempo, oferecer algumas dicas que você pode usar em sua própria cozinha em casa ou no trabalho

1 – Reduza o desperdício dos alimentos

O desperdício de alimentos ainda é um problema sério:

Limite o desperdício de alimentos usando todas as partes de frutas e legumes.

Fermentação e decapagem são ótimas maneiras de usar mais ingredientes que anteriormente poderiam ter sido desperdiçados.

A compra de produtos orgânicos locais pode ajudar a reduzir as sobras de alimentos, escolha por embalagens de vidro ou papelão, se descartados de forma incorreta, levam menos tempo para se decompor.

Reutilizar o desperdício de alimentos em adubo, colocando em bom uso suas cascas de ovos, saquinhos de chá, café moído e cascas de frutas/vegetais, esta é uma excelente maneira de reduzir o desperdício e você receberá algo em troca.

2 – Armazene os alimentos corretamente

cozinha sustentável, cozinha ecologicamente correta, zero desperdício, Suesey Street

Não cozinhar em excesso, armazenar corretamente os produtos que você compra, seja perecível ou não perecível, ajudará a manter a frescura por mais tempo.

As sobras de congelamento ou refrigeração permitirão que você as aprecie em outro dia e economize dinheiro e desperdício. O ideal é que sua geladeira/refrigerador deve estar em +4º Celsius para que os alimentos permaneçam seguros e frescos, enquanto seu freezer deve sempre estar em -18º Celsius ou menos para garantir que tudo esteja congelado corretamente.

Armazenar alimentos na temperatura certa em sua cozinha é uma ótima maneira de combater o desperdício e fazer sua cozinha sustentável.

3 – Use menos plástico

Uma maneira simples de reduzir o uso de plásticos descartáveis, tanto em casa quanto no restaurante, é tentar cortá-lo sempre que possível.

Recicle o plástico que você não pode evitar e tente usar alternativas a produtos plásticos comuns, como canudos comestíveis ou em aço inox.

Use sacolas de lona reutilizáveis ​​ao fazer compras e recipientes de vidro ao armazenar e congelar as sobras.

A compra de produtos de agricultores locais ajudará você a cortar embalagens desnecessárias e a apoiar as empresas locais também.

Outras maneiras de cortar plástico na cozinha são parar de comprar garrafas de água descartáveis ​​e fazer com que todos usem uma garrafa recarregável.

4 – Escolha produtos de limpeza ecologicamente correto

produtos de limpeza ecológicos, cozinha com desperdício zero, Suesey Street, Dublin

Ao manter nossas cozinhas limpas, é importante verificar se os produtos que usamos não danificam o meio ambiente e são ecologicamente corretos.

Mudanças simples, como o uso de guardanapos de papel e panos de limpeza biodegradáveis, podem ajudar a produzir menos desperdício e permitir que você construa uma cozinha mais sustentável.

Você pode não perceber, mas a maioria de nossos produtos de limpeza para uso doméstico contém fósforo, amônia e nitrogênio. Estes causam danos graves aos nossos ecossistema, procure produtos de limpeza próprio para cozinha industrial.

Entendemos que as cozinhas profissionais devem estar limpas para manter os alimentos e clientes a salvo de bactérias, no entanto, escolher alternativas mais ecológicas e menos prejudiciais ajudará a impedir a contaminação de nossas vias navegáveis ​​e do solo, pois esses produtos químicos não podem ser removidos através do tratamento da água.

5 – Descarte os resíduos corretamente

Empresas especializadas coletam lixo orgânico de restaurantes e o transforma em adubo através da compostagem.

02 benefícios da compostagem:

Reduz a quantidade de lixo orgânico que são enviados aos aterros

O adubo adquirido pela compostagem ajuda a prepara uma boa terra para a produção de novos alimentos

No estado de São Paulo é proibido que os resíduos de óleos e gorduras sejam descartados no sistema de esgoto.

Esses resíduos devem ser armazenados em recipientes próprios e recolhidos por empresas especializadas, este óleo coletado é utilizado na fabricação de outros produtos, como o sabão, que pode ser reutilizado no próprio restaurante.

É importante que lixos de papel, aço, alumínio, plástico, papelão, ferro e vidro seja separado no descarte.

cozinha mais sustentável

 

Vamos criar seu projeto, juntos?

Sua cozinha feita por profissionais

Conteúdos que podem te interessar

Fale Conosco